BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta quinta-feira o chanceler da França, Jean-Yves Le Drian , por ter se reunido com organizações não governamentais (ONGs) em sua passagem pelo Brasil. Bolsonaro teria um encontro com Le Drian na segunda-feira, mas cancelou alegando problemas de agenda. Pouco depois do horário marcado, no entanto, o presidente apareceu cortando o cabelo em uma transmissão ao vivo por suas redes sociais.
De acordo com o colunista de O GLOBO Ancelmo Gois, Le Drian encontrou no domingo ambientalistas brasileiros, entre eles a ex-ministra do Meio Ambiente Izabela Teixeira.
Nesta quinta, Bolsonaro afirmou que o cancelamento da reunião ocorreu por uma "série de fatores", mas reclamou do fato de o ministro ter marcado reunião, além de representantes de ONGs , com o vice-presidente Hamilton Mourão e com governadores do Nordeste.
— Ele marcou audiência comigo. Aí fiquei sabendo que ele tinha marcado com o Mourão, tinha marcado com ONGs. Quem é que ferra o Brasil? ONGs — disse. _ Marcou também uma reunião com governadores do Nordeste. A gente vê que...O que ele veio tratar com ONG aqui? Quando fala em ONG, já nasce um alerta na cabeça de quem tem o mínimo de juízo.
PODCAST: "Presidente, posso tomar um café com o senhor?"
Questionado se a reunião com ONGs foi o motivo do cancelamento, o presidente desconversou:
— Uma série de fatores. Política é igual dizia Ulysses Guimarães, é olhar para as nuvens e e elas mudam constantemente de posição.
Na terça-feira, Le Drian se encontrou com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e disse que escolheu terminar a visita ao Brasil em São Paulo porque o estado respeita o Acordo do Clima de Paris.
O voto da França é fundamental para a aprovação, nos legislativos europeus, do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a UE, anunciado no final de junho em Bruxelas, depois de 20 anos de negociações.
2019-08-01 12:52:23Z
https://oglobo.globo.com/mundo/bolsonaro-ataca-chanceler-frances-por-encontro-com-ongs-que-ferram-brasil-23847236
No comments:
Post a Comment