Pages

Wednesday, January 15, 2020

Brasil está à frente da Argentina nos critérios para entrar na OCDE, diz Bolsonaro - G1

Brasil está à frente da Argentina nos critérios para entrar na OCDE, diz Bolsonaro - G1

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (15) que o Brasil está "bastante adiantado" nos critérios para entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), "inclusive na frente da Argentina".

Na terça-feira (14), a embaixada dos Estados Unidos em Brasília divulgou uma nota na qual afirmou que apoia a entrada do Brasil na OCDE.

Após a manifestação da embaixada, assessores do ministro da Economia, Paulo Guedes, disseram que o Brasil passa a ser a prioridade dos EUA para o órgão. Em outubro, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, enviou uma carta à OCDE manifestando apoio à entrada da Argentina e da Romênia na organização.

Ao comentar a nota da embaixada, na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou que a notícia era "bem-vinda".

"São mais de cem requisitos para você ser aceito. Estamos bastante adiantados, inclusive na frente da Argentina. E as vantagens para o Brasil são muitas. Equivale ao país entrar na primeira divisão", disse o presidente.

"A gente vinha trabalhando há meses em cima disso, de forma reservada, obviamente", completou.

Segundo assessores de Bolsonaro, a Argentina perdeu prioridade do apoio dos EUA em razão da mudança do governo. O novo presidente, Alberto Fernández, é menos alinhado com ideias de Washington do que o seu antecessor, Maurício Macri.

Miriam Leitão: Depois de dar uma rasteira, Trump recua e apoia Brasil na OCDE

Miriam Leitão: Depois de dar uma rasteira, Trump recua e apoia Brasil na OCDE

Entenda o caso

Em março de 2019, Bolsonaro fez um acordo com os EUA segundo o qual o Brasil abriria mão do tratamento diferenciado na Organização Mundial do Comércio (OMC) – órgão paralelo à OCDE. Em troca, o governo Trump prometeu apoiar a entrada do Brasil na OCDE.

Na prática, essa troca indica que o Brasil deixa de se autodeclarar uma economia emergente, e passa a negociar em pé de igualdade com as nações ricas em temas comerciais.

A carta de Pompeo à OCDE, em outubro, pareceu abalar o entendimento Brasil-EUA.

Após a repercussão, Donald Trump afirmou em uma rede social reiterar o apoio dos EUA ao ingresso do Brasil na OCDE.

"A declaração conjunta divulgada com o presidente Bolsonaro em março deixa muito claro que eu apoio que o Brasil inicie o processo para se tornar membro pleno da OCDE. Os EUA apoiam essa declaração e apoiam Jair Bolsonaro", escreveu Trump.

Até esta terça, no entanto, ainda não havia nenhum documento na OCDE informando o apoio. O processo de entrada na organização pode levar anos e depende do cumprimento de centenas de pré-requisitos pelo país candidato.

Let's block ads! (Why?)



2020-01-15 12:01:00Z
https://news.google.com/__i/rss/rd/articles/CBMiiAFodHRwczovL2cxLmdsb2JvLmNvbS9wb2xpdGljYS9ub3RpY2lhLzIwMjAvMDEvMTUvYnJhc2lsLWVzdGEtYS1mcmVudGUtZGEtYXJnZW50aW5hLW5vcy1jcml0ZXJpb3MtcGFyYS1lbnRyYXItbmEtb2NkZS1kaXotYm9sc29uYXJvLmdodG1s0gGTAWh0dHBzOi8vZzEuZ2xvYm8uY29tL2dvb2dsZS9hbXAvcG9saXRpY2Evbm90aWNpYS8yMDIwLzAxLzE1L2JyYXNpbC1lc3RhLWEtZnJlbnRlLWRhLWFyZ2VudGluYS1ub3MtY3JpdGVyaW9zLXBhcmEtZW50cmFyLW5hLW9jZGUtZGl6LWJvbHNvbmFyby5naHRtbA?oc=5

Leia o próximo >>>>


No comments:

Post a Comment