A crise na América Latina continua. Na Bolívia, número de mortos aumenta, e governo interino isenta Forças Armadas de responsabilidade criminal. No Chile, organizações denunciam abusos das forças policiais. Podcast O Assunto discute a desigualdade recorde no país. Morre ex-piloto de Stock Car Tuka Rocha, vítima de queda de jatinho na Bahia. Polícia de SP investiga morte de quatro pessoas supostamente envenenadas. Unicamp realiza 1ª fase do vestibular. Brasil é tetra no Mundial Sub-17. E Verstappen vence o GP Brasil de F1.
Violência na América Latina
Agricultores de coca e apoiadores do presidente deposto da Bolívia, Evo Morales, lamentam morte de manifestante — Foto: Reuters/Marco Bello
Os protestos que tomam as ruas da Bolívia há quase um mês deixaram ao menos 23 mortos e 715 pessoas feridas, segundo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Apenas na sexta-feira, a CIDH registrou nove mortes após um confronto entre apoiadores de Evo Morales e as forças policiais.
A comissão também denunciou como "grave" um decreto do governo interino de Jeanine Áñez que isenta as forças militares de responsabilidade criminal.
O ex-presidente da Bolívia Evo Morales disse à agência de notícias EFE que teme que possa acontecer uma guerra civil no país e pediu que seus compatriotas terminem imediatamente os confrontos.
Apoiadores do ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, participam de protesto em El Alto, perto de La Paz — Foto: Reuters/Henry Romero
No Chile, o Instituto Nacional de Direitos Humanos do Chile denunciou que forças de segurança impediram o socorro de uma vítima de ataque cardíaco em meio a protestos. O caso se junta a outros 1.000 sendo atualmente investigados por promotores públicos. Acusações de abuso de forças de segurança variam de tortura à violência sexual. Protestos no país deixaram mais de 20 mortos.
Membro de forças de segurança dispara gás lacrimogêneo contra manifestantes em Santiago, no Chile, no sábado (16) — Foto: Reuters/Goran Tomasevic
A onda de violência fez com que o presidente chileno, Sebastián Piñera, condenasse pela primeira vez os abusos cometidos pela polícia nas manifestações.
"Houve uso excessivo da força, foram cometidos abusos ou delitos e não se respeitaram os direitos de todos", disse Piñera.
Violência também em Hong Kong
Barricada em chamas na Universidade Politécnica de Hong Kong, na madrugada de segunda-feira (18) — Foto: Reuters/Adnan Abidi
Mais uma vez, Hong Kong virou palco de cenas violentas durante protestos e a polícia agora ameça responder com munição real se manifestantes usarem armas letais e cometessem outros atos de violência.
Nos protestos deste fim de semana, a polícia e os manifestantes entraram em confronto novamente no campus da Universidade Politécnica de Hong Kong. Forças de segurança dispararam gás lacrimogêneo e canhões de água contra os manifestantes, que usaram arco-e-flecha, coquetéis molotov, tijolos e tacos de baseball.
O Assunto 🎧
Os anos de crise econômica levaram 4,5 milhões a mais de brasileiros para a situação de extrema pobreza e fez a desigualdade atingir nível recorde no Brasil, segundo dados do IBGE.
No episódio de hoje, Marcio Gomes conversa com quem estuda o problema a fundo: o economista Marcelo Neri, diretor do FGV Social. E também com quem lida com ele na ponta: Rodrigo Afonso, diretor-executivo da ONG Ação da Cidadania. Neri detalha os fatores por trás dos números. E Afonso explica como a ONG organiza suas atividades, que voltaram a incluir a campanha "Natal Sem Fome".
Acidente na Bahia
Tuka Rocha morreu neste domingo (17). — Foto: Reprodução
O ex-piloto de Stock Car Tuka Rocha morreu neste domingo vítima da queda de um jato executivo na Bahia. Também morreram no acidente as irmãs Maysa Marques Mussi, de 27 anos, e a jornalista Marcela Brandão Elias, de 37 anos.
O corpo de Tuka foi liberado no domingo e o velório e o enterro estão previstos para terça-feira (19) no cemitério do Morumbi, em São Paulo.
Mortes em Barueri
A Polícia Civil investiga a morte de quatro pessoas que teriam ingerido bebida alcoólica supostamente envenenada. Entre as vítimas, dois eram pessoas em situação de rua. O crime aconteceu em Barueri, na Grande São Paulo. Cinco homens continuam internados.
Uma garrafa com cerca de 100 ml de bebida será entregue ao Instituto de Criminalística hoje. O laudo deve ficar pronto em até sete dias.
Imposto de renda
A Receita Federal paga hoje as restituições do 6º lote do Imposto de Renda de 2019, e de lotes residuais de anos anteriores. Segundo o Fisco, serão pagos R$ 2,1 bilhões a 1.365.366 contribuintes. Desse valor, R$ 1,79 bilhões são referentes ao IR 2019 — ano-base 2018.
As consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal na internet. Também é possível consultar pelo aplicativo para tablets e smartphones ou pelo Receitafone 146.
A 1ª fase do vestibular 2020 da Unicamp foi realizada neste domingo. A pedido do G1, o colégio Oficina do Estudante, em Campinas (SP), preparou o gabarito extraoficial e a correção comentada das 90 questões. Confira aqui.
A prova abordou, entre outros temas, queimadas e desmatamento, pornochanchada, crise econômica, racismo e religião na Idade Média. Entre as questões de matemática, uma tinha enunciado muito parecido e a mesma resposta - de acordo com o gabarito extraoficial - a uma pergunta que caiu na prova da Fuvest do ano passado. A Comvest disse que vê "coincidência compreensível".
Direitos das crianças
Direitos das crianças ainda não são respeitados em muitas partes do Brasil
Reportagem especial do Fantástico mostra que metade das crianças e adolescentes brasileiras tem pelo menos um dos seus direitos fundamentais violado. Na semana em que a Declaração Universal dos Direitos Da Criança completa 60 anos, a reportagem ouviu meninas e meninos brasileiros que contam os desafios que ainda existem.
Mundial Sub-17
A seleção brasileira sub-17 agora é tetracampeã mundial. Empurrado pelos gritos das arquibancadas, o Brasil reagiu após sair perdendo, venceu o México de virada por 2 a 1 e conquistou seu quarto título.
A estrela novamente ficou com Lázaro, atacante do Flamengo, que entrou para fazer o segundo gol brasileiro.
GP do Brasil
O holandês Max Verstappen conquistou, na tarde deste domingo, a vitória no GP do Brasil de F1, em Interlagos, na zona sul de São Paulo. O piloto da RBR venceu a prova, em uma corrida cheia de reviravoltas e surpresas.
Gols do Brasileirão
Gols do Fantástico: Flamengo vence o Grêmio fora de casa e segue líder
Curtas e rápidas:
Desligou no fim de semana? Veja o que foi notícia:
2019-11-18 06:50:00Z
https://news.google.com/__i/rss/rd/articles/CBMiWGh0dHBzOi8vZzEuZ2xvYm8uY29tL2FnZW5kYS1kby1kaWEvbm90aWNpYS8yMDE5LzExLzE4LzE4LWRlLW5vdmVtYnJvLXNlZ3VuZGEtZmVpcmEuZ2h0bWzSAWNodHRwczovL2cxLmdsb2JvLmNvbS9nb29nbGUvYW1wL2FnZW5kYS1kby1kaWEvbm90aWNpYS8yMDE5LzExLzE4LzE4LWRlLW5vdmVtYnJvLXNlZ3VuZGEtZmVpcmEuZ2h0bWw?oc=5
No comments:
Post a Comment