Pages

Sunday, January 5, 2020

Iraque convoca embaixador dos EUA após ataque que matou general do Irã - G1

Iraque convoca embaixador dos EUA após ataque que matou general do Irã - G1

Chanceler iraquiano convoca embaixador americano

Chanceler iraquiano convoca embaixador americano

O governo do Iraque convocou, neste domingo (5), o embaixador dos Estados Unidos no país, informou a agência de notícias Reuters. Em nota, o ministério das Relações Exteriores informou que a decisão se deve aos repetidos ataques aéreos feitos pelos EUA no território iraquiano nos últimos dias, incluindo o que matou o general iraniano Qassem Soleimani.

Os bombardeios foram "uma violação flagrante da soberania do Iraque e de todas as normas internacionais que regulam as relações entre países e proíbem o uso de seus territórios para executar ataques em países vizinhos", declarou o Iraque.

O Parlamento iraquiano também começou a debater, neste domingo, se fará uma votação para pedir a Washington que retire as tropas americanas do país.

O primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi, está na sessão, e disse que a morte de Soleimani e do líder das Forças de Mobilização Popular iraquianas, Abu Mahdi al-Mohandis, que também morreu no ataque americano, foi um "assassinato político".

Mahdi recomendou aos parlamentares que adotem "medidas urgentes" para encerrar a presença de tropas estrangeiras no país, segundo a Reuters. "É do interesse tanto do Iraque quanto dos Estados Unidos", declarou o premiê na sessão parlamentar.

Por sua vez, a coalizão liderada pelos Estados Unidos no país, responsável também por ajudar o Iraque a combater o Estado Islâmico, anunciou neste domingo (5) que vai pausar as atividades de treinamento e apoio para forças de segurança iraquianas devido a ataques com foguetes a bases que abrigam suas tropas.

"Nossa primeira prioridade é proteger toda a equipe da coalizão comprometida com a derrota do Daesh [Estado Islâmico]. Ataques repetidos de foguetes nos últimos dois meses por elementos do Kataib Hezbollah [milícia iraquiana apoiada pelo Irã] causaram a morte de membros das forças de segurança do Iraque e de um civil dos EUA", afirmou a coalizão em comunicado.

"Como resultado, estamos agora totalmente comprometidos em proteger as bases iraquianas que hospedam as tropas da coalizão. Isso limitou nossa capacidade de realizar treinamento com parceiros e apoiar suas operações contra o Daesh, e, portanto, pausamos essas atividades, o que está sujeito a uma revisão contínua", acrescenta o texto.

Veja mais informações em instantes.

Let's block ads! (Why?)



2020-01-05 13:44:00Z
https://news.google.com/__i/rss/rd/articles/CBMiemh0dHBzOi8vZzEuZ2xvYm8uY29tL211bmRvL25vdGljaWEvMjAyMC8wMS8wNS9pcmFxdWUtY29udm9jYS1lbWJhaXhhZG9yLW5vcy1ldWEtYXBvcy1hdGFxdWUtcXVlLW1hdG91LWdlbmVyYWwtZG8taXJhLmdodG1s0gEA?oc=5

Leia o próximo >>>>


No comments:

Post a Comment